Foto: Renan Mattos (Diário)
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas) irão promover, pelo segundo ano, a campanha Pátria Amada, com a distribuição de 20 mil bandeiras do Brasil no comércio, em escolas e no desfile do 7 de Setembro. Além disso, os shoppings e parte das lojas de ruas irão abrir as portas no feriado de sábado, da Independência do Brasil. Nesta terça-feira, o Sindilojas deve definir se haverá adesão do comércio à campanha nacional de descontos propostas pelo governo federal para a Semana da Pátria. Até esta segunda-feira, só uma loja aderiu à iniciativa aqui.
Startups da UFSM vencem desafio proposto pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
Nesta segunda, equipes do CDL e da Sindilojas começaram a entregar bandeiras do Brasil nas lojas, que são convidadas a se enfeitar de verde-amarelo. A iniciativa tem como objetivo reacender o sentimento de patriotismo.
- Queremos diferenciar o que é o Estado e o que é a Pátria, pois o pessoal confunde as coisas. Civismo não tem nada a ver com governo. Às vezes, pessoal deixa de usar a bandeira do Brasil porque acha que tem a ver com apoiar o governo. Queremos despertar o civismo, para que as pessoas e as crianças tenham amor à Pátria, que os alunos aprendam a cantar o hino - afirmou o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa.
Novo restaurante italiano abre em Silveira Martins neste final de semana
Lojistas que não receberem a visita das entidades podem fazer contato com o Sindilojas para irem pegar bandeiras. O projeto fez ainda adesivos para carro que serão distribuídos em postos de gasolina e em blitze da Polícia Rodoviária Federal e Batalhão Rodoviário da Brigada Militar.
Com apoio da 3ª Divisão do Exército e da 6ª Brigada, serão feitas ações nas escolas que irão participar do desfile. Será feita palestra sobre a importância do civismo, cantado o hino e entregue uma bandeira por aluno.
- Vamos distribuir pelo menos 5 mil bandeiras nas escolas, 5 mil no comércio e 5 mil no dia do desfile, na Medianeira - diz.
Promoção do Diário dará um dia de beleza para novos assinantes
Ao menos 15 lojas de rua já confirmaram que vão abrir as portas no feriado deste sábado. Elas têm liberdade para definir horários. Algumas poderão abrir pela manhã, mas parte deve funcionar das 13h às 19h, porque pela manhã, haverá desfile da Pátria. Nos shopping, os lojistas também vão abrir.